deckstats.net
You need to be logged in to do this.
The buttons above will open in a new window. Please return to this window after you have logged in. When you have logged in, click the Refresh Session button and then try again.

Autor Tópico: Experiência com a Kaalia of the Vast  (Lida 7595 vezes)

domachado

  • New Member
  • *
  • Mensagens: 5
  • Karma: 126
  • Decks
Experiência com a Kaalia of the Vast
« em: Agosto 06, 2016, 10:05:30 am »

Introdução

Este artigo não é sobre a história da Kaalia no Multiverso e tampouco sobre como montar um deck. Esse artigo visa relatar a minha experiência de jogo ao longo dos últimos anos e o "porquê" das minhas escolhas.


1 - A comandante é a motivação
 
Kaalia of the Vast é uma comandante que pode colocar um demônio, anjo ou dragão atacando junto dela sem precisar pagar o custo de mana dele. Se você gosta de desferir ataques fatais, causando mais de 40 de dano de uma única vez, esse é o deck certo. Claro, não é sempre que dá para fazer isso, vai depender das cartas que você tem em jogo e da capacidade de defesa do oponente, mas sentir o desespero dos oponentes quando você começa sua fase de ataque é umas das sensações que tornam esse deck apaixonante.


2 - Kaalia no modo multiplayer

Quando comecei a jogar commander, meu grupo de jogo tinha 5 jogadores. Durante anos, todas as modificações que eu fiz no deck eram pensando em jogar contra vários oponentes.
 
Existe muita discussão sobre o deck ser mais efetivo no x1 do que no multiplayer. A verdade é que todos os baralhos têm pontos positivos e negativos, mas no caso da Kaalia, os pontos negativos se intensificam no modo multiplayer, devido natureza do deck, que é ser agressivo

Alguns pontos sobre isso:

  • Quem é agressivo no mesão, se sobressai e consequentemente vira alvo.
  • Sua comandante é muito importante e participa ativamente do jogo, por isso, também vira alvo.
  • Quem ataca, precisa abrir mão da defesa (lei da vida).
  • Você vai depender de algumas mecânicas para não perder o fôlego.
Mesmo com esses pontos, saber quem e quando atacar vão ser as decisões mais importantes na sua estratégia e provavelmente o que irá conduzi-lo a vitória.

Algumas dicas para amenizar os pontos acima:

  • Nem sempre vale a pena se expor no início do jogo. Fique de boas ;)
  • A Kaalia precisará ser protegida e você terá recursos para fazer isso.
  • Dependendo do momento de jogo, não vale a pena castar a Kaalia. Por exemplo, se alguém estiver dominando o board, provavelmente um sweeper está por vir e você vai perder sua comandante.
  • Para se defender, tente deixar criaturas no campo para bloquear. Sei que o efeito da Kaalia coloca a criatura atacante virada, mas você pode escolher não atacar com outras criaturas que já estiverem em campo.
  • Não use todos os seus recursos de uma vez. O commander multiplayer é um estilo demorado, você vai precisar ser recompor dos sweepers e das ameaças várias vezes durante o jogo.
  • Seja político. Você vai precisar de alianças não oficiais durante o jogo. Por exemplo, se alguém estiver dominando o campo e você ataca-lo, estará ganhando a empatia dos outros oponentes. Essas dinâmicas fazem parte do jogo e são importantes para sua defesa. Por outro lado, vai ser bem difícil ser amigo do seu alvo principal :/

Prioridades das cartas num deck  multiplayer
  • Multi-target - Realizam um efeito ou dano em vários alvos.
  • Recursividade - Realizam um efeito ou dano várias vezes.
  • Versatilidade – Possuir mais de uma habilidade ou efeito.
  • Late game – São mais efetivas do meio para fim do jogo.

Transição do deck para x1

Quando eu estava fazendo a mudança para x1, percebi que aproximadamente 20% do deck não fazia mais sentido. Isso quer dizer que 20 cartas, que antes afetavam diretamente ou indiretamente vários oponentes, agora estavam perdendo sua efetividade. Troquei essas cartas para deixar o deck mais competitivo.

 

3 - Kaalia no modo x1

Atualmente, o meu deck está totalmente focado nesse modo e muita coisa muda em relação ao modo multiplayer. Vamos começar com a mudança de mentalidade: Não há política, vence quem for mais rápido e dominar o board. Então, as novas prioridades são:

  • Ramp - Castar a Kaalia um turno antes;
  • Haste - Atacar com a Kaalia no mesmo turno que ela foi castada;
  • Shroud/Hexproof - Proteger a Kaalia.
  • Descer uma criatura que amplie a sua vantagem.

Se você conseguir isso, pode apostar que seu oponente estará com um grande problema pela frente. Não existe mais política e as cartas mais importantes agora são as de efeito pontual.
 

4 - O deck

Meus colegas de mtg estavam começando a jogar commander e eu sabia pouco sobre o formato e sobre os comandantes. Foi então que eu estava numa loja de magic e achei a Kaalia num fichário de cartas a venda. Perguntei quanto custava e o dono disse que venderia a Kaalia + Lightning Greaves por R$60. Pesquisei o preço e realmente estava valendo a pena. E assim começou o deck.
 

Ofensivas


A verdade é que todas as nossas criaturas são ofensivas, mas a lista acima refere-se a habilidade principal.
 
Aurelia, the Warleader nos permite ter duas fases de combate e aproveitar a habilidade da Kaalia em dobro. Infelizmente, descer a Aurelia com a Kaalia não irá ativar a habilidade dela, mesmo assim, é uma ótima carta.
 
Master of Cruelties é o nosso "Win condition". Imagina um jogo quase perdido e você conseguindo atacar com a Kaalia, descendo o Mestre imbloqueável.  8)
 
Gisela, Blade of Goldnight é uma das suas melhores cartas. Além de dobrar os danos, ela ainda diminui seus danos tomados pela metade.
 
Assim como a Aurelia, a habilidade do Utvara Hellkite não funciona com a Kaalia, mas ele é uma criatura que o oponente precisa ter resposta. Seus tokens ainda ajudam o board control.
 
Outras opções: Hellkite Charger, Aggravated Assault, Berserkers' Onslaught, Savage Beating e True Conviction.

 

Acceleration

Infelizmente as nossas cores não favorecem o ramp, então precisaremos da ajuda de alguns artefatos para acelerar nosso jogo. 

Eu utilizo artefatos custo 2 porquê além de tirar nossa zica de mana, eles podem nos ajudar a descer a Kaalia no turno três, coisa que Chromatic Lantern e Darksteel Ingot não oferecem.   
   
Outras opções: Coldsteel Heart, Expedition Map e Talisman of Indulgence.   

 

Haste

Lightning Greaves é o nosso melhor equipamento por ser equipado a custo zero no turno que a Kaalia desceu. Além disso, ele oferece proteção à nossa comandante.
 
Num primeiro momento, pode não parecer um bom negócio ter Hall of the Bandit Lord como land, mas se ela descer até um turno antes da kaalia ser castada, você vai ter uma boa vantagem de tempo. 
 
Outras opções: Hammer of Purphoros e Slayers’ Stronghold.

 

Protection

Nossa comandante entra em campo com um alvo na cabeça. E por temerem o ataque dela, nossos oponentes tentarão de tudo para tira-lo do caminho. Mesmo que você consiga ter um equip em campo, isso também não garante a salvação. Normalmente o foco da proteção é a Kaalia, mas dependendo do momento do jogo, outra criatura poderá ser mais importante.

Além de Thundermaw Hellkite ser uma criatura que dá para castar sem grandes esforços, ele pode impedir que a Kaalia morra para um blocker voador. Ele também faz seu ataque ser 100% efetivo.
 
Além de proteger a kaalia, Rogue's Passage, Mother of Runes e Whispersilk Cloak podem combar com Master of Cruelties para ativar sua habilidade.
 
Avacyn, Angel of Hope e Archangel-Avacyn são muito interessantes se você estiver precisando mandar um sweeper. Dessa forma você limpa o campo do oponente sem perder suas criaturas.
 
Além de salvar a Kaalia, Restoration Angel também pode servir para blinkar alguma criatura cujo o efeito seja ETB.
 
Outras opções: Deathless Angel, Adarkar Valkyrie, Aegis Angel, Darksteel Plate, Champion's Helm, Eiganjo Castle e Maze of Ith.



Reanimates

É um recurso que visa repor o fôlego para o seu board depois de tantas remoções e gastos naturais dos recursos. Existem decks da Kaalia que investem pesado nessa mecânica, eu prefiro fazer disso um recurso secundário.
 
Os reanimates são interessantes porque vale muito a pena trazer criaturas de custo alto sem casta-la e também reutilizar os efeitos ETB's.

Outras opções: Reya Dawnbringer, Bruna, the Fading Light, Victimize, Necromancy e Dance of the Dead.

 

Card advantage

É imprescindível renovar os seus recursos e ter opções de jogo. Para isso, você precisa contar com a ajuda de algumas cartas que oferecem card advantage.

Griselbrand é uma criatura que dispensa apresentações e oferece muitos recursos rapidamente.

Pode parece um mal negócio utilizar Disciple of Bolas numa criatura grande, mas muitas delas são mais importantes pelo efeito ETB do que pelo corpo. Então é preciso se desapegar e pensar pra frente.
 
Outras opções: Harvester of Souls, Kothophed, Soul Hoarder, Night's Whisper, Phyrexian Reclamation, Volrath's Stronghold e Sensei's Divining Top.

 

Tutor

Nossas cores nos favorecem nessa função e não poderíamos deixar de usar alguns tutores. Eles podem ser a solução para um jogo truncado ou até mesmo para o começo de uma vitória.
 
Outras opções: Vampiric Tutor, Grim Tutor e Beseech the Queen.

 

Board control

Não, nós não somos um deck control, mas isso não quer dizer que devemos assistir nosso oponente crescer no jogo tranquilamente.

Sire of Insanity é ótimo contra decks control. Se a Kaalia estiver em campo, ele fica ainda melhor.

Resolute Archangel é decisiva quando se precisa de mais tempo. Além isso, é muito engraçado ver a cara do oponente quando o life sobe todo.

Com a Basandra, Battle Seraph podemos fazer aquele comandante, cujo a principal habilidade é estática, precisar se expor a um bloqueio mortal.

Outras opções: Angelic Arbiter e Dragon Mage.



Removal

Sabe aquele planeswalker que está nos atrapalhando e nosso board não tem resposta? Então, ele irá sair com um removal pontual. Outra boa utilização dele é para tirar o comandante do oponente.

Exilar três criaturas do oponente durante alguns turnos com o Angel of Serenity pode ser a oportunidade para você ganhar o jogo. Vale lebrar também, que a habilidade dele pode ser usada para reanimar suas criaturas.

Outras opções: Mortify, Dreadbore, Oblivion Ring e Return to Dust.



Sweeper

Sem usar a habilidade da Kaalia, seremos lentos para encher o campo de batalha. Muito provavelmente nossos oponentes irão aproveitar para nos pressionar. É nessa hora que um sweeper é bem-vindo. Ele nos possibilita equilibrar o board quando as coisas estão fugindo do controle. Eu invisto em sweepers de custo baixo para conseguir fazer algo mais no turno do sweeper.
 
Earthquake é um dos nossos melhores porquê ele pode ser castado de forma flexível e ainda deixa as nossas criaturas voadoras vivas ;) 

Decree of Pain tem um custo muito alto, mas se jogado num momento em que ambos os jogadores estão com poucos recursos, ele pode ter dar um card advanted muito bom e desenhar uma vitória.
 
Uma boa estratégia é usar o Cataclysm logo após descer a Kaalia. Você vai conseguir encher o campo usando a habilidade da Kaalia, enquanto o oponente ficará vários turnos sem fazer nada e tentando descer novas lands.
 
Balefire Dragon, Lord of the Void, Rakdos the Defiler, Steel Hellkite e Dragon Mage são cartas excelentes, mas seus efeitos só acontecem quando causam dano. Por particularidade do meu metagame, eu uso apenas os dois primeiros. Mas todas essas cartas veêm jogo facilmente.

Outras opções: Rakdos the Defiler, Steel Hellkite, Damnation, Merciless Eviction, Planar Cleansing, Magmaquake e Armageddon.



Lands

Eu usei o critério custo x beneficio na escolha das lands. Levando em consideração o formato commander ser "for fun", eu acredito que não vale a pena gastar  $600 em lands se você pode gastar apenas $60 e resolver seus problemas de zica.
 
Para não atrasar a descida da Kaalia, é muito importante não ter muitas lands que entrem viradas ou que geram apenas incolor.

Outras opções: Scrubland, Badlands, Plateau, Arid Mesa, Marsh Flats, Graven Cairns, Rugged Prairie, Bojuka Bog, Mana Confluence e City of Brass. (ahh se eu tivesse dinheiro :'()

 

Considerações finais
 
Espero que ao final desse artigo você possa ter conhecido um pouco mais sobre a Kaalia e as cartas que fazem esse deck ser tão prazeroso de se jogar. Cada deck é único e esse foi o que eu montei através de muitas experiências, erros e acertos.
 
Se você gostaria de começar a jogar com a Kaalia e acha caro, comece por baixo, pegue as mais baratas primeiro, vai comprando as mais caras aos poucos e não se preocupe muito com as lands. Estou a cinco anos com esse deck e ainda não está como eu quero ;)
 
Link no deckstats:http://deckstats.net/decks/5227/73802-kaalia-edh-competitive

Se você já joga com esse deck, compartilhe sua experiência comigo e com a comunidade nos comentários!
« Última modificação: Agosto 06, 2016, 10:14:12 pm por dougtop »